Sobre o curso
Nos primeiros anos do Ensino Fundamental, os estudantes vivenciam oportunidades de consolidação da alfabetização e letramento, essenciais para a apropriação de novos saberes e habilidades.
Neste momento, as crianças progressivamente tornam-se capazes de se mobilizar para os estudos, assumindo aos poucos um grau maior de organização, de concentração e de responsabilidades coletivas e pessoais.
As práticas educacionais são organizadas respeitando este desenvolvimento progressivo por meio de experiências lúdicas.
Enquanto brincam e se envolvem com os conteúdos e conhecimentos específicos, os alunos aprofundam sua relação com seu ambiente social, respeitando a diversidade e compreendendo os desafios típicos de nosso tempo.
Carga Horária:
25 aulas/semana
Atividades Complementares:
Aulas de apoio nas disciplinas de Matemática e Português (ministradas ao término do período).
Atividades Opcionais:
Xadrez (sem custo, ministradas ao término do período).
Atividades Diversificadas (Ensino Fundamental 1° ano):
São trabalhadas ao longo do período - Intervalos Orientados (lanche), Hora da Brincadeira e as atividades programadas pelo Material Didático. Educação Física, Dança, Futebol, Música, Ensino Religioso, Projeto de Liderança, além de Informática e Inglês (Projeto Bilíngue) são desenvolvidas por professores especialistas.
Projetos
Projetos são trabalhados, ao longo do ano letivo, em ações solidárias que envolvem alunos, pais e a comunidade. São atividades esportivas, lúdicas, intelectuais e culturais que mobilizam a sensibilidade, o espírito competitivo, a cidadania solidária e a inteligência de nossos alunos e ainda beneficiam várias instituições de nossa comunidade.
Eduall Billingual Solution
O Projeto Eduall Bilingual Solution tem como foco as habilidades do século XXI. Toda sua metodologia é baseada nas competências necessárias para que os alunos explorem o inglês de forma eficiente.
As aulas são planejadas de modo a desenvolver os conteúdos em inglês, maximizando o uso da segunda língua. O inglês é trabalhado de forma gradual, respeitando o desenvolvimento individual dos alunos e de sua idade.
PROJETO DE LIDERANÇA O LÍDER EM MIM
Com a aprendizagem socioemocional é possível ajudar os alunos a conhecerem o que gostam de estudar, a aprendem de maneira mais eficaz, a verem o que os faz desistir, a perceberem no que costumam errar e a observarem quais emoções os dominam quando fracassam ou são provocados. E em particular, estimulá-los a descobrir quais são seus sonhos e de que forma persistir em alcançá-los.
Na sala de aula, o desenvolvimento das competências sócioemocionais promove o aumento do rendimento escolar e a diminuição de problemas de comportamento. Além disso, alunos que participam de programas de educação socioemocional têm mais chances de concluir a educação básica e superior, de fazer mais amigos e de ter melhores oportunidades de emprego e relações mais saudáveis com as pessoas que os cercam. Tudo isso junto ajuda a construir uma vida melhor!
EDUCAÇÃO NUTRICIONAL
A importância da alimentação saudável é trabalhada desde cedo. Todos os nossos alunos aprendem de forma lúdica a ingerir alimentos saudáveis por meio de atividades de culinária, horta e roda de degustação.
Eventos Pedagógicos
O Colégio acredita que a aprendizagem deve ir além do ambiente escolar. Para tanto, promove eventos que propiciam esta oportunidade aos alunos, incentivando o engajamento em atividades solidárias.
- Palestras Educativas
- Aulas Multidisciplinares
- Professor em Ação
- Feira Literária
- Viagens e Excursões Recreativas e Culturais para aprimorar o processo de socialização das crianças
- Acantonamento
- Datas Comemorativas
- Gincana da Família
- Gincana Solidária
- Apresentações Musicais e Teatrais
- Jogos Esportivos
Sistema de Avaliação
Instrumentos de avaliação:
- Avaliação contínua do Aproveitamento
- Avaliação Dissertativa Sistematizada
- Avaliação Diagnóstica
A Avaliação Contínua do Aproveitamento estimula a aprendizagem e a participação nas atividades em sala de aula, em casa ou em eventos, fortalecendo os vínculos do aluno com a matéria e com o professor. Além disso, prepara o educando, na base de sua formação, para a organização adequada nos estudos.
A Avaliação Dissertativa Sistematizada possibilita a verificação da aprendizagem, o domínio da escrita e da lógica e o aproveitamento dos alunos em relação aos conteúdos desenvolvidos em salas de aula ou em eventos.
PLURALL: A plataforma tecnológica Plurall, integrada ao material didático e moldada para complementar o estudo do conteúdo fora da sala de aula, permite a gestão dos estudos. Por meio da plataforma educacional Plurall, os alunos podem realizar as tarefas presentes no material em qualquer hora ou lugar. Além disso, a plataforma disponbiliza os materiais digitais para revisão do conteúdo.
Com o Plurall, o aluno: acessa o material a qualquer hora, realiza atividades onde quiser, salva consulta e envia dúvidas.
Com o Plurall, os pais: participam da vida escolar do aluno, ajudam o aluno a trabalhar suas dificuldades, recebem relatórios de resultados.
Com o Plurall, os professores:criam conteúdos de apoio, encaminham e corrigem as atividades pela plataforma, entendem as dificuldades dos alunos.
Corpo Docente
Alcinéia Aparecida Soler Galindo Capelli
Música / Artes
Bianca Panhan
Matemática/Robótica
Cibele de Lima Machado
Inglês
Daniela P. Ornellas Andrade Ribeiro
Inglês
Fabiana Crocciari Santos
2º Ano
Fábio Junio de Souza
Educação Física
Luana Volpe Saran
1º Ano
Luciana Maria Melhado Garcia
4º Ano
Maria Ester Ceribelli
3º Ano
Maria Stela
1º Ano
Monica Ferreira
Educação Física
Moniele Contri Tassoni
1º Ano
Natália Cristina Fatorelli Machado
Ciências
Renata Fabiana Sanches Trovan
2º Ano
Renata Nonato da Silva Nesi
4º Ano
Rosângela Corrêa Darcin
5º Ano
Silvio Haruo Shiroma
Xadrez
Thatiane Cristina Espinola Teixeira
3º Ano