Sobre o curso
![Ensino Fundamental I](https://jesusadolescente.com.br/wp-content/uploads/2023/06/img-ensino-fudamental-1.webp)
Nos primeiros anos do Ensino Fundamental, os estudantes vivenciam oportunidades de consolidação da alfabetização e letramento, essenciais para a apropriação de novos saberes e habilidades.
Neste momento, as crianças progressivamente tornam-se capazes de se mobilizar para os estudos, assumindo aos poucos um grau maior de organização, de concentração e de responsabilidades coletivas e pessoais.
As práticas educacionais são organizadas respeitando este desenvolvimento progressivo por meio de experiências lúdicas.
Enquanto brincam e se envolvem com os conteúdos e conhecimentos específicos, os alunos aprofundam sua relação com seu ambiente social, respeitando a diversidade e compreendendo os desafios típicos de nosso tempo.
Carga Horária:
25 aulas/semana
Atividades Complementares:
Aulas de apoio nas disciplinas de Matemática e Português (ministradas ao término do período).
Atividades Opcionais:
Xadrez (sem custo, ministradas ao término do período).
Atividades Diversificadas (Ensino Fundamental 1° ano):
São trabalhadas ao longo do período - Intervalos Orientados (lanche), Hora da Brincadeira e as atividades programadas pelo Material Didático. Educação Física, Dança, Futebol, Música, Ensino Religioso, Projeto de Liderança, além de Informática e Inglês (Projeto Bilíngue) são desenvolvidas por professores especialistas.
Projetos
Projetos são trabalhados, ao longo do ano letivo, em ações solidárias que envolvem alunos, pais e a comunidade. São atividades esportivas, lúdicas, intelectuais e culturais que mobilizam a sensibilidade, o espírito competitivo, a cidadania solidária e a inteligência de nossos alunos e ainda beneficiam várias instituições de nossa comunidade.
Eduall Billingual Solution
O Projeto Eduall Bilingual Solution tem como foco as habilidades do século XXI. Toda sua metodologia é baseada nas competências necessárias para que os alunos explorem o inglês de forma eficiente.
As aulas são planejadas de modo a desenvolver os conteúdos em inglês, maximizando o uso da segunda língua. O inglês é trabalhado de forma gradual, respeitando o desenvolvimento individual dos alunos e de sua idade.
PROJETO DE LIDERANÇA O LÍDER EM MIM
Com a aprendizagem socioemocional é possível ajudar os alunos a conhecerem o que gostam de estudar, a aprendem de maneira mais eficaz, a verem o que os faz desistir, a perceberem no que costumam errar e a observarem quais emoções os dominam quando fracassam ou são provocados. E em particular, estimulá-los a descobrir quais são seus sonhos e de que forma persistir em alcançá-los.
Na sala de aula, o desenvolvimento das competências sócioemocionais promove o aumento do rendimento escolar e a diminuição de problemas de comportamento. Além disso, alunos que participam de programas de educação socioemocional têm mais chances de concluir a educação básica e superior, de fazer mais amigos e de ter melhores oportunidades de emprego e relações mais saudáveis com as pessoas que os cercam. Tudo isso junto ajuda a construir uma vida melhor!
EDUCAÇÃO NUTRICIONAL
A importância da alimentação saudável é trabalhada desde cedo. Todos os nossos alunos aprendem de forma lúdica a ingerir alimentos saudáveis por meio de atividades de culinária, horta e roda de degustação.
Eventos Pedagógicos
O Colégio acredita que a aprendizagem deve ir além do ambiente escolar. Para tanto, promove eventos que propiciam esta oportunidade aos alunos, incentivando o engajamento em atividades solidárias.
- Palestras Educativas
- Aulas Multidisciplinares
- Professor em Ação
- Feira Literária
- Viagens e Excursões Recreativas e Culturais para aprimorar o processo de socialização das crianças
- Acantonamento
- Datas Comemorativas
- Gincana da Família
- Gincana Solidária
- Apresentações Musicais e Teatrais
- Jogos Esportivos
Sistema de Avaliação
Instrumentos de avaliação:
- Avaliação contínua do Aproveitamento
- Avaliação Dissertativa Sistematizada
- Avaliação Diagnóstica
A Avaliação Contínua do Aproveitamento estimula a aprendizagem e a participação nas atividades em sala de aula, em casa ou em eventos, fortalecendo os vínculos do aluno com a matéria e com o professor. Além disso, prepara o educando, na base de sua formação, para a organização adequada nos estudos.
A Avaliação Dissertativa Sistematizada possibilita a verificação da aprendizagem, o domínio da escrita e da lógica e o aproveitamento dos alunos em relação aos conteúdos desenvolvidos em salas de aula ou em eventos.
PLURALL: A plataforma tecnológica Plurall, integrada ao material didático e moldada para complementar o estudo do conteúdo fora da sala de aula, permite a gestão dos estudos. Por meio da plataforma educacional Plurall, os alunos podem realizar as tarefas presentes no material em qualquer hora ou lugar. Além disso, a plataforma disponbiliza os materiais digitais para revisão do conteúdo.
Com o Plurall, o aluno: acessa o material a qualquer hora, realiza atividades onde quiser, salva consulta e envia dúvidas.
Com o Plurall, os pais: participam da vida escolar do aluno, ajudam o aluno a trabalhar suas dificuldades, recebem relatórios de resultados.
Com o Plurall, os professores:criam conteúdos de apoio, encaminham e corrigem as atividades pela plataforma, entendem as dificuldades dos alunos.
Corpo Docente
![](https://jesusadolescente.com.br/wp-content/uploads/2023/06/Design-sem-nome-46.png)
Alcinéia Aparecida Soler Galindo Capelli
Música / Artes
![](https://jesusadolescente.com.br/wp-content/uploads/2023/06/BIANCA-fund-1.jpg)
Bianca Panhan
Matemática/Robótica
![](https://jesusadolescente.com.br/wp-content/uploads/2023/06/CIBELE-fund-1.jpg)
Cibele de Lima Machado
Inglês
![](https://jesusadolescente.com.br/wp-content/uploads/2023/06/Design-sem-nome-40.png)
Daniela P. Ornellas Andrade Ribeiro
Inglês
![](https://jesusadolescente.com.br/wp-content/uploads/2023/06/Design-sem-nome-39.png)
Fabiana Crocciari Santos
2º Ano
![](https://jesusadolescente.com.br/wp-content/uploads/2023/06/Sem-Titulo-2.png)
Fábio Junio de Souza
Educação Física
![](https://jesusadolescente.com.br/wp-content/uploads/2023/06/Luana-fund-1.jpg)
Luana Volpe Saran
1º Ano
![](https://jesusadolescente.com.br/wp-content/uploads/2023/06/LUCIANA-fund-1.jpg)
Luciana Maria Melhado Garcia
4º Ano
![](https://jesusadolescente.com.br/wp-content/uploads/2023/06/MARIA-ESTER-fund-1.jpg)
Maria Ester Ceribelli
3º Ano
![](https://jesusadolescente.com.br/wp-content/uploads/2024/01/Design-sem-nome-2024-01-16T160539.608.png)
Maria Stela
1º Ano
![](https://jesusadolescente.com.br/wp-content/uploads/2024/01/monica-infantil-300x300-1.jpg)
Monica Ferreira
Educação Física
![](https://jesusadolescente.com.br/wp-content/uploads/2023/06/Design-sem-nome-41.png)
Moniele Contri Tassoni
1º Ano
![](https://jesusadolescente.com.br/wp-content/uploads/2023/06/Design-sem-nome-42.png)
Natália Cristina Fatorelli Machado
Ciências
![](https://jesusadolescente.com.br/wp-content/uploads/2023/06/Design-sem-nome-44.png)
Renata Fabiana Sanches Trovan
2º Ano
![](https://jesusadolescente.com.br/wp-content/uploads/2023/06/RENATA-1-fund-1.jpg)
Renata Nonato da Silva Nesi
4º Ano
![](https://jesusadolescente.com.br/wp-content/uploads/2023/06/Design-sem-nome-45.png)
Rosângela Corrêa Darcin
5º Ano
![](https://jesusadolescente.com.br/wp-content/uploads/2023/06/silvio-infantil.jpg)
Silvio Haruo Shiroma
Xadrez
![](https://jesusadolescente.com.br/wp-content/uploads/2023/06/Design-sem-nome-43.png)
Thatiane Cristina Espinola Teixeira
3º Ano